Criar um modelo de negócio baseado em uma demanda estável e previsível é o desejo de boa parte dos empreendedores. Por isso, o modelo de negócios mais difundido é aquele que usa a receita recorrente como base para a operação.
Além de contribuir para o desenvolvimento de negócios, esse modelo também ajuda a gestão, a vida do empreendedor e a saúde financeira do negócio, afinal, garante certa previsibilidade e permite que a empresa não comece o mês do zero.
Mas, se você ainda não sabe realmente o que é receita recorrente, nem tão pouco qual a sua importância para a saúde financeira da sua empresa, continue lendo esse conteúdo e descubra.
O que é receita recorrente?
Receita recorrente é um dos modelos mais tradicionais atualmente. Na prática, representa a criação de um modelo de negócios baseado na venda de produtos ou serviços de maneira contínua. Ou seja, manter um relacionamento contínuo com o cliente de forma que ele sempre consuma seu serviço.
Vale destacar que, ao olharmos para o mercado, sobretudo para o universo de produtos digitais, é comum encontrarmos pessoas e empresas que nomeiam essa metodologia como modelo de assinaturas.
O modelo de negócios baseado na receita recorrente é caracterizado pela comercialização de produtos ou serviços por meio de assinaturas, planos e mensalidades. Através desses pacotes, é possível criar uma demanda contínua e permitir que o cliente gere renda regularmente para o negócio.
Quais as principais vantagens do modelo de receita recorrente?
Falamos que o modelo de assinaturas é importante para gerar alguma previsibilidade para o negócio. Porém, essa não é a única vantagem da receita recorrente, entre as mais importantes, podemos destacar algumas olhando para o negócio:
Fidelização de clientes: contar com planos, assinaturas e mensalidades é uma excelente forma de fidelizar clientes e criar uma jornada de consumo maior entre esses consumidores e sua empresa.
Crescimento da empresa: quando há uma certeza sobre o faturamento mínimo no próximo mês, é possível escalar o negócio de forma mais segura e eficiente, garantindo fôlego para que a empresa lute por mais clientes e um lugar de maior destaque no mercado.
Falando em crescimento de empresa, vale a pena dar uma olhada no nosso outro conteúdo fundamental para quem deseja contar com processos mais profissionais no setor financeiro. Veja nesse conteúdo sobre BPO financeiro.
Controle da demanda: para as empresas que trabalham com vendas de produtos, um dos maiores desafios é o controle de estoque. Quando há uma receita recorrente, é mais fácil realizar a gestão dos produtos, bem como entender a necessidade de compra de matéria-prima ou negociação de prazos com fornecedores.
Além dessas vantagens, ainda encontramos alguns benefícios diretos para a saúde financeira do negócio. Para esse assunto, separamos o próximo tópico, confira:
Importância da receita recorrente para a saúde financeira da empresa
Entenda em 3 elementos básicos, qual a importância da receita recorrente para a saúde financeira de empresas.
Previsibilidade da receita: a saúde financeira de uma empresa está diretamente relacionada com a forma como é gerenciado as contas, despesas e obrigações. Quando o mês já começa com previsibilidade de uma receita, fica mais fácil realizar planejamentos ou mesmo definir metas para aquisição de novos clientes.
Estabilidade financeira: sobretudo em momentos de mercado em baixa, contar com receita recorrente é fundamental para que a empresa não fique muito longe do que é preciso para que ela continue andando. Na prática, essa estabilidade representa um fluxo de caixa contínuo.
Quando há uma porcentagem da receita, advinda dessa fonte, é possível realizar um planejamento prévio para que não seja necessário empréstimos e outros caminhos para garantir pagamentos importantes.
Gasto do marketing: por fim, um dos maiores vilões para a saúde financeira das empresas é o gasto elevado com marketing, sem o retorno necessário. Por meio de um modelo baseado em receita recorrente é possível otimizar essa verba e aumentar a lucratividade do negócio.
Um dos melhores exemplos nesse sentido é a utilização do marketing para fidelizar clientes e não para conquistar novos. Especialistas e profissionais de marketing apontam que é mais barato fazer com que um cliente da sua base faça novas compras ou faça upgrade em uma assinatura do que ir ao mercado atrair e converter novos clientes.
Você já conta com um modelo de assinatura? O que acha de começar agora mesmo a pensar em um modelo de receita recorrente para sua empresa? Acompanhe nosso blog e veja outras dicas para melhorar a gestão financeira do seu negócio.