(function(w,d,s,l,i){w[l]=w[l]||[];w[l].push({'gtm.start': new Date().getTime(),event:'gtm.js'});var f=d.getElementsByTagName(s)[0], j=d.createElement(s),dl=l!='dataLayer'?'&l='+l:'';j.async=true;j.src= 'https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id='+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f); })(window,document,'script','dataLayer','GTM-5L9V7LG');

A terceirização de serviços é uma tendência. Empresas de todos os tamanhos e segmentos colhem bons resultados desse processo em várias áreas como marketing, RH e agora o setor de finanças. Mas, será realmente que o BPO financeiro é o melhor caminho para o seu negócio?

Essa é a pergunta que boa parte dos gestores e empreendedores fazem quando surge o pensamento de obter ajuda profissional para um setor tão importante para a empresa. Porém, o que pouca gente sabe, é que a resposta está no detalhe e no dia a dia do negócio. 

Para ajudar a responder essa pergunta, ao longo desse conteúdo, vamos apresentar informações importantes para permitir que seja possível realmente saber se o BPO financeiro é a solução que sua empresa precisa. Confira: 

Afinal, o que é BPO financeiro?

Antes de apresentarmos as vantagens, os problemas que resolvemos e os momentos em que as empresas normalmente recorrem ao BPO financeiro, vamos voltar um pouco. Para quem ainda não entende completamente, vamos relembrar o conceito e explicar rapidamente o que é BPO financeiro

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, que podemos traduir como terceirização de processos de um negócio. Quando olhamos para a parte financeira, estamos falando sobre a terceirização dos processos relacionados às finanças das empresas. 

Essa terceirização diz respeito desde a execução de tarefas específicas como contabilidade, controle do caixa ou mesmo pode acontecer de forma ampla, abrangendo toda a gestão financeira do negócio. 

Como saber se BPO financeiro é a solução para a empresa?

Agora que o conceito está claro, vamos avançar. Vamos apresentar os problemas que essa terceirização resolve, assim, caso sua empresa sofra com algum, é um sinal sobre a contratação de um serviço de BPO financeiro. 

Planejamento financeiro ineficiente: um dos principais pilares do planejamento empresarial é a parte financeira. Orçamentos, metas, objetivos, investimentos, recursos, todos esses itens a equipe financeira deve definir e são fundamentais para que outras equipes entendam o que é preciso para realmente gerar lucro para a empresa.

Se o planejamento financeiro é ineficiente, todo o resto do planejamento fica comprometido. Por isso, é preciso profissionalização para execução desse processo. 

Custo elevado com departamento financeiro: para muitas empresas, o departamento financeiro não é a alma do negócio. Dessa forma, é compreensível o desejo de não destinar a maior parte dos recursos para profissionais, equipamentos e softwares dessa área. 

Falta de dados e relatórios: a gestão financeira é responsável por fornecer importantes dados, relatórios, demonstrativos (como o DRE) e insights para a gestão do negócio. 

Esses dados começam em informações sobre lucro, prejuízo e precisam ser mais detalhados passando por toda saúde financeira da empresa. 

Quando vale a pena contar com esse serviço?

Apresentamos 3 principais problemas que são resolvidos com um bom serviço de BPO financeiro, agora vamos além. A seguir, vamos apresentar alguns momentos empresariais que, certamente, correspondem aos momentos de maior necessidade desse serviço. 

Quando é preciso reduzir os custos: se a sua empresa precisa reduzir custos ou mesmo focar recursos em atividades mais essenciais para a operação, esse é um bom momento para contratação desse serviço. 

Por meio do BPO financeiro é possível obter um diagnóstico financeiro detalhado sobre sua empresa. Entendendo onde estão as principais fontes de investimentos e custos e percebendo quais são os pontos em que se concentram as perdas e o que pode ser cortado.   

Quando é necessário focar no core business da empresa: como você viu, há momentos em que é necessário focar no core bussiness da empresa. Isso quer dizer dar atenção à operação, ao desenvolvimento do produto ou serviço. 

Por isso, é preciso contar com uma equipe que mantenha a qualidade do departamento financeiro e que não dependa de investimentos para crescimento. 

Quando é o momento de crescer o departamento financeiro: falando em crescimento, esse é um outro ponto importante. Com o crescimento da empresa, afinal surge também o aumento do número de demandas financeiras. 

Assim, ao invés de aumentar o departamento e criar um processo mais complexo, uma solução interessante é terceirizar esses processos por meio do BPO financeiro. 

Olhando para essas informações, enfim é possível entender se BPO financeiro é a solução que sua empresa. Então, como falamos, não é necessário investimento além da realidade do seu negócio, acesse a página de planos e encontre uma alternativa que cabe no seu orçamento.